Estava conversando com um amigo e veio o assunto sustentabilidade..a Santo Sol..vai começar a falar um pouquinho mais sobre esse assunto..
Mas, como apontado no post sobre greenwashing- quando uma iniciativa se declara ecológica sem realmente o ser - é preciso cuidado para saber exatamente o que estamos consumindo.
Como no caso dos 'tecidos de bambu'. A primeira vista, parecem ser uma ótima alternativa, já que o bambu se renova sem necessidade de replantio e sua extração pode ser feita com baixo impacto ambiental.
Mas na realidade, as fibras de bambu são muito curtas para formarem um tecido. Assim, todos os tipos de "tecido de bambu" são feitos, na realidade, de um fio têxtil chamado de viscose, fabricado por um processo químico inventado há mais de 100 anos e que usa um produto altamente tóxico chamado de dissulfeto de carbono.
Este produto reage com qualquer fibra natural de celulose e desmancha estas fibras, transformando as mesmas em uma massa plástica e, em seguida, em fios contínuos, cortados nos tamanhos adequados para fios têxteis. Tanto faz a fibra natural de origem, (palha de arroz, árvores, arbustos, bambus etc.), o resultado é sempre o mesmo.
Como o processo de fabricação da viscose é poluidor, nos últimos 50 anos diminuiu muito sua produção mundial e hoje o setor de viscose é dominado pelos países asiáticos, que pagam salários baixos e não se importam com poluição industrial, conforme esclarece o site Ecotece, especializado no Vestir Consciente.
Assim, este produto não é de fato ecológico, embora utilize uma matéria-prima natural e renovável. A poluição gerada por seu processo de fabricação não compensa.
ë sempre bom conhecer um pouco mais sobre esse assunto.. sempre que puder..falaremos sobre o assunto..
Nenhum comentário:
Postar um comentário